segunda-feira, 17 de junho de 2013

Plano de aula

PLANO DE AULA
Números Racionais - 9º ano
Objetivo Geral:
Desenvolver  habilidades relativas à representação e ao cálculos envolvendo potências, raiz,operações com números racionais.
Ampliar os conhecimentos dos números racionais em particular os relativos à resolução de raiz, frações, utilizando-os para representar e resolver problemas.
Domínio das operações nos conjuntos dos números racionais absolutos e dos números inteiros.
Identificação e aprimoramento dos conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua volta.
Perceber o caráter de jogo e intelectual, característico da matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, resgatando a autoestima devido o desenvolvimento de suas competências e habilidade.
 Objetivo específico:
Representar e calcular potências, raiz.
Aplicar propriedades para significar e efetuar cálculos envolvendo potencias, raiz,operações com números racionais, porcentagens.
Resolver problemas que envolvam porcentagem e números racionais que envolvam as operações.
Transformar números racional relativos de forma fracionaria para decimal e vice-versa.
Comparar distintos significados idéias de fração.
Compreendendo suas semelhança e diferença
Localizar números racionais na reta.
Reconhece as características dos conjuntos numéricos:naturais, racionais.
- Reconhecer diferentes representações de um número racional (GI);
- Identificar fração como representação que pode estar associada a  diferentes significados (GI);
- Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão de sistema de numeração decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos (GI);
- Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais ( adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação – expoentes inteiros e radiciação ) (GII);
- Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações ( adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação) (GIII);
- Resolver problemas que envolvam porcentagem (GIII).
 Justificativa:
O desenvolvimento desses temas dá condições ao aluno de valorizar a matemática como instrumento para interpretar informações sobre o mundo reconhecendo sua importância na vida cotidiana, comunicando-se matematicamente e vivenciando o processo de resolução de problemas.
 Procedimento metodológico:
- Concepções dos alunos sobre o tema que está em está em estudo;
- Aulas expositivas;
- Provocar desafios para que o aluno repense suas interpretações e as questione;
- Pesquisas em revistas jornais e internet,jogos;
- Confecções de cartazes.
Recursos ( materiais e tecnológicos ):
Lousa, giz; Cartolina, revistas, jornais, cola e compasso;
 DVDs, TV e computador;Tesoura, papel quadriculado;
Além do caderno do professor e o caderno do aluno;
Filme: A origem histórica da fração: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fra%C3%A7%C3%A3o   
A origem e evolução dos números Naturais Inteiros Racionais.wmv
https://www.youtube.com/watch? feature=player_embedded&v=j8IQjaD1m3g&noredirect=1#!
Livros: - Didática da Resolução de Problemas de Matemática do Luiz Roberto Dantes;-Problemas á vista de Beth Burgers e Elis Pacheco;-Pensar e descobriu desafios de Giovanni e Giovanni Jr; do Oscar Guelli: Contando a Historia da Matemática,
-Atividades e Suplementares e Material complementares de Luiz Roberto Dantes
Fitas do telecurso 2000, aula 26 e27 E.F
Trabalhar a música do Tom Jobim:”Aula de Matemática”

 Avaliação:
Será diagnóstica, contínua e formativa.
Participação do aluno na atividade e nas discussões sobre o tema


 Recuperação:
Ocorrerá ao decorrer das aulas, procurando sanar as dificuldades do aluno, através dos trabalhos diversificados, repensando as estratégias e fornecendo maiores oportunidades de aprendizagem e discussões em grupos.

Mapeamento Relevância

Levantamento dos Conhecimentos Prévios; Operações básicas (adição, multiplicação, subtração e divisão); noção e fração; radiciação; conceitos e linguagem do sistema de numeração decimal; Potenciação; resolução de problemas envolvendo (adição, multiplicação, subtração, potenciação e radiciação); Porcentagem e problemas; Operações com números decimais; compreensão dos números decimais; NÚMEROS RACIONAIS.



POESIA E A MATEMATICA EM UMA SALA DE AULA
NA MUSICA:Aula De Matemática
Tom Jobim


Pra que dividir sem raciocinar
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B
Eu quero demonstrar
Que gosto imensamente de você
Por uma fração infinitesimal,
Você criou um caso de cálculo integral
E para resolver este problema
Eu tenho um teorema banal
Quando dois meios se encontram desaparece a fração
E se achamos a unidade
Está resolvida a questão
Prá finalizar, vamos recordar
Que menos por menos dá mais amor
Se vão as paralelas
Ao infinito se encontrar
Por que demoram tanto os corações a se integrar?
Se infinitamente, incomensuravelmente,
Eu estou perdidamente apaixonado por você.

MEMBROS DO GRUPO 5

·        MARIA DE LOURDES BOVOLON
·        MARIA AUXILIADORA COSTA SCHIAVON


Nenhum comentário:

Postar um comentário