PLANO DE AULA
Números
Racionais - 9º ano
Objetivo Geral:
Desenvolver habilidades relativas à representação e ao
cálculos envolvendo potências, raiz,operações com números racionais.
Ampliar os
conhecimentos dos números racionais em particular os relativos à resolução de
raiz, frações, utilizando-os para representar e resolver problemas.
Domínio das
operações nos conjuntos dos números racionais absolutos e dos números inteiros.
Identificação e aprimoramento dos
conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a
sua volta.
Perceber o caráter de jogo e
intelectual, característico da matemática, como aspecto que estimula o
interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e desenvolvimento da
capacidade para resolver problemas, resgatando a autoestima devido o
desenvolvimento de suas competências e habilidade.
Objetivo específico:
Representar
e calcular potências, raiz.
Aplicar
propriedades para significar e efetuar cálculos envolvendo potencias,
raiz,operações com números racionais, porcentagens.
Resolver
problemas que envolvam porcentagem e números racionais que envolvam as
operações.
Transformar
números racional relativos de forma fracionaria para decimal e vice-versa.
Comparar
distintos significados idéias de fração.
Compreendendo
suas semelhança e diferença
Localizar
números racionais na reta.
Reconhece as
características dos conjuntos numéricos:naturais, racionais.
- Reconhecer diferentes representações
de um número racional (GI);
- Identificar fração como
representação que pode estar associada a diferentes significados (GI);
- Reconhecer as representações
decimais dos números racionais como uma extensão de sistema de numeração
decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e
milésimos (GI);
- Efetuar cálculos que envolvam
operações com números racionais ( adição, subtração, multiplicação, divisão,
potenciação – expoentes inteiros e radiciação ) (GII);
- Resolver problemas com números
racionais que envolvam as operações ( adição, subtração, multiplicação,
divisão, potenciação e radiciação) (GIII);
- Resolver problemas que envolvam
porcentagem (GIII).
Justificativa:
O desenvolvimento desses temas dá
condições ao aluno de valorizar a matemática como instrumento para interpretar
informações sobre o mundo reconhecendo sua importância na vida cotidiana,
comunicando-se matematicamente e vivenciando o processo de resolução de
problemas.
Procedimento metodológico:
- Concepções dos alunos sobre o tema
que está em está em estudo;
- Aulas expositivas;
- Provocar desafios para que o aluno
repense suas interpretações e as questione;
- Pesquisas em revistas jornais e
internet,jogos;
- Confecções de cartazes.
Recursos ( materiais e tecnológicos ):
Lousa, giz; Cartolina, revistas, jornais, cola e compasso;
DVDs, TV e computador;Tesoura, papel quadriculado;
Além do caderno do professor e o caderno do aluno;
Filme: A origem histórica da fração: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fra%C3%A7%C3%A3o
A origem e evolução dos números Naturais Inteiros Racionais.wmv
https://www.youtube.com/watch? feature=player_embedded&v=j8IQjaD1m3g&noredirect=1#!
Livros: - Didática da Resolução de Problemas de Matemática do Luiz Roberto Dantes;-Problemas á vista de Beth Burgers e Elis Pacheco;-Pensar e descobriu desafios de Giovanni e Giovanni Jr; do Oscar Guelli: Contando a Historia da Matemática,
-Atividades e Suplementares e Material complementares de Luiz Roberto Dantes
Fitas do
telecurso 2000, aula 26 e27 E.F
Trabalhar a
música do Tom Jobim:”Aula de Matemática”
Avaliação:
Será diagnóstica, contínua e
formativa.
Participação do aluno na atividade e
nas discussões sobre o tema
Recuperação:
Ocorrerá ao decorrer das aulas,
procurando sanar as dificuldades do aluno, através dos trabalhos
diversificados, repensando as estratégias e fornecendo maiores oportunidades de
aprendizagem e discussões em grupos.
Mapeamento Relevância
Levantamento dos Conhecimentos Prévios; Operações básicas (adição, multiplicação, subtração e divisão); noção e fração; radiciação; conceitos e linguagem do sistema de numeração decimal; Potenciação; resolução de problemas envolvendo (adição, multiplicação, subtração, potenciação e radiciação); Porcentagem e problemas; Operações com números decimais; compreensão dos números decimais; NÚMEROS RACIONAIS.
Levantamento dos Conhecimentos Prévios; Operações básicas (adição, multiplicação, subtração e divisão); noção e fração; radiciação; conceitos e linguagem do sistema de numeração decimal; Potenciação; resolução de problemas envolvendo (adição, multiplicação, subtração, potenciação e radiciação); Porcentagem e problemas; Operações com números decimais; compreensão dos números decimais; NÚMEROS RACIONAIS.
POESIA
E A MATEMATICA EM UMA SALA DE AULA
NA MUSICA:Aula De Matemática
Tom Jobim
NA MUSICA:Aula De Matemática
Tom Jobim
Pra que dividir sem raciocinar
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B
Eu quero demonstrar
Que gosto imensamente de você
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B
Eu quero demonstrar
Que gosto imensamente de você
Por uma fração infinitesimal,
Você criou um caso de cálculo integral
E para resolver este problema
Eu tenho um teorema banal
Você criou um caso de cálculo integral
E para resolver este problema
Eu tenho um teorema banal
Quando dois meios se encontram desaparece a
fração
E se achamos a unidade
Está resolvida a questão
E se achamos a unidade
Está resolvida a questão
Prá finalizar, vamos recordar
Que menos por menos dá mais amor
Se vão as paralelas
Ao infinito se encontrar
Por que demoram tanto os corações a se integrar?
Se infinitamente, incomensuravelmente,
Eu estou perdidamente apaixonado por você.
Que menos por menos dá mais amor
Se vão as paralelas
Ao infinito se encontrar
Por que demoram tanto os corações a se integrar?
Se infinitamente, incomensuravelmente,
Eu estou perdidamente apaixonado por você.
MEMBROS DO GRUPO 5
·
MARIA
DE LOURDES BOVOLON
·
MARIA
AUXILIADORA COSTA SCHIAVON
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